Um pouco de história do
Colégio Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito (CPMLFB): Atualização
Por Evanice Pereira dos Santos e Daniela Maria Torres
Pacheco
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Como já
existe um texto elaborado por Nadir Carteado e Neilda Lima – ambas foram
diretoras do Colégio, respectivamente 1993-2007 e 2007-2011 –, aqui será feito
um rápido histórico de fundação e em seguida a estrutura organizacional e
física que se encontra na atualidade, principalmente neste ano de 2015.
1.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A unidade
escolar Colégio Polivalente Monsenhor
Luiz Ferreira de Brito (Inep: 29160774), que atende em torno de 1.200
alunos – do 1ºao 3º do ensino médio regular e 1º ao 4º ano do ensino
profissional integrado –, situa-se à Rua Cônego Eutíquio de Lima, 456, São
Roque, em São Sebastião do Passé – BA. É mantido pelo Governo do Estado e foi inaugurado
em 29 de outubro de 1971, como Escola Polivalente de São Sebastião do Passé (Portaria:
26 672/71, publicada no Diário Oficial (DO): 25/11/71). Passou a chamar-se
Colégio Polivalente de São Sebastião do Passé, pela Portaria de criação do
ensino médio n. 13 542/86 - publicação no DO: 23/09/86. A denominação atual
ocorreu em 03 de julho de 1999, conforme Portaria de alteração de nome da UE n.
4 712/99 – publicada no DO em 02/07/99. (CPMLFB, 2009). Este tem por contatos o
número (71)3655-1264 e o e-mail: secretariapolis2014@gmail.com.
É uma
escola que, inicialmente, trabalhou com o ensino fundamental II – séries
finais, e em 1986 foi implantado o curso técnico em Contabilidade. Em
julho de 1999, passou a ofertar apenas o ensino médio
– denominado Formação Geral. Já no “final de 2009, é
publicada, no Diário Oficial do Estado da Bahia, a implantação do Curso Técnico
em Meio Ambiente no Colégio Polivalente
Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, com número de vagas e turnos de atendimento
determinados.” (CARTEADO; LIMA, 2011, p.5) Em 2010, iniciaram-se as primeiras turmas do ensino
profissionalizante integrado ao ensino médio, com o curso Técnico em Meio
Ambiente (TMA). No ano 2012, iniciou-se o Técnico em Nutrição e Dietética (TND) no
diurno (regular) e no noturno (na forma de Programa Nacional de Integração da
Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens
e Adultos – Proeja). Já o Técnico em Análises Clínicas (TAC) foi implantado em
2013, no diurno, e em 2014 também no noturno, Proeja. Ainda em 2014, no diurno,
foram abertas as vagas para o Técnico em Segurança do Trabalho (TST), o qual,
neste ano corrente, matriculou também no noturno, como Proeja. Este colégio
também é, desde 2009, responsável – em parceira com a Prefeitura Municipal –
por um anexo, no distrito de Banco de areia, no qual oferece o EMITEC (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica).
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.1 Gestão escolar
Quanto à gestão atual, o
quadro é composto por um diretor e três vice-diretoras, uma para cada turno. O
grupo foi eleito em novembro de 2011 para o triênio 2012-2015, permanecendo no
cargo neste ano devido à mudança na política do Estado. Cada um dos componentes
tem uma formação diferente: o diretor Osvaldo Rodrigues de Souza é formado em
Educação Física e especialista em Metodologia da Educação Física e do Esporte;
a vice-diretora do vespertino, Daniela Maria Torres Pacheco é graduada em
Educação Física, Biologia e tem especialização em Educação Física na Terceira
Idade e Educação Física Escolar; a do noturno, Maria do Amparo Teles Conceição,
cursou Pedagogia, História e é especialista em Gestão Escolar, além de estar
fazendo especialização em Metodologias das escolas; e a do turno matutino,
Evanice Pereira dos Santos fez Letras Vernáculas e Mestrado em Literatura e
Diversidade Cultural. A ideologia desse grupo – como sempre foi a da escola – é
pautada nos ideais da democracia, prezando pela participação de todos e
transparência.
2.2 Corpo discente
O corpo
discente da UE é constituído por educandos oriundos das 52 comunidades (rural e
urbana) do município, com faixa etária entre 14 e 50 anos, cujos interesses
diferem e divergem entre si, pois cada um tem um objetivo a alcançar. A turma
do 1º ano do ensino médio, em sua maioria, vem das diversas escolas situadas no
município, com características diferentes mantidas até o final do primeiro
semestre, quando se apropriam das novas orientações, passando a ser educando do
CPMLFB, com atitudes positivas e/ou negativas. (CPMLFB, 2009) Alguns alunos
evadem durante o percurso, mas a maioria conclui o ensino médio regular e/ou
profissional; alguns ingressam em Universidades ou outros cursos.
2.3 Corpo docente
Neste ano corrente, a escola comporta um
total de trinta e seis turmas, sendo vinte e três do ensino regular e treze do
curso profissionalizante, distribuídos nos turnos matutino (17), vespertino
(11) e noturno (8). Nessas classes, são distribuídos os quase quarenta professores
– maioria de efetivos, oito sob Regime Especial de Direito Administrativo
(REDA) e alguns Prestadores de Serviço Temporário (PST). São profissionais com
especialização e uma é mestra. Planejam as aulas e trabalham com os recursos
tecnológicos disponíveis na instituição; abraçam os projetos da SEC e os da
própria escola como um todo ou por área; buscam sempre uma aproximação com os
alunos para resolver os problemas em sala de aula, procurando a direção apenas
quando a situação entre o docente e o aluno chega a um impasse, o que sempre é
mediado pela gestão.
Os professores atuantes são: Alan N. T. da
Silva, Ana Cláudia da H. da Silva, Ana Cláudia S. da Paixão, Almira dos Reis,
Angélica dos Reis, Arielle Thaísa F. dos Santos, Aydê Maria A. Silva, Cacilda
C. Monteiro, Cátia Cristina S. Garcez, Cinara S. de Jesus, Cláudia Maria de L.
Silva, Cleide Andrea F. Chastinet, Daniela Maria T. Pacheco, Ducicleide R. de
Oliveira, Edson F. da Silva, Emerson dos S. de Oliveira, Érica P.
Pinto, Erismarla P. dos Santos, Francisca J. dos Santos, Gilberto de O. Silva,
Ivonildes M. Ribeiro, Jailda M. dos S. Pinto, Lorena B. de S. Cedraz, Luciana S.
C. Rios, Maria Lucilene B. de Jesus, Márcia Maria C. Montargil, Márcia Maria dos
Santos, Maria das Graças N. Vilas Boas, Maria das Graças M. Santos, Maria do
Amparo T. Conceição, Maria Renilza S. Barreto, Maria Vivalda M. Santos, Neilda da
S. G. Lima, Rejane Fernanda de Assis, Rita Cristina A. Nepomuceno, Roberto dos
S. Castro, Roberto Francisco A. dos Santos, Thiago Levi V. R. dos Santos.
2.4 Coordenação pedagógica
A coordenação é composta por Márcia
Regina B. dos Santos, responsável pelo turno matutino, e Anita dos R. de
Almeida, que atua no vespertino e noturno. Ambas são pedagogas e efetivas da rede
estadual. A primeira iniciou seu trabalho no CPMLFB no início do ano letivo e
ainda está se ambientando. A segunda atua desde a década de 90, sempre com
desenvoltura e compromisso. No momento, está à disposição da Secretaria de
Educação.
2.4 Setor técnico-administrativo
A secretária escolar é Ionete R. F.
Bastos, efetiva da rede estadual, já quase concluindo seu percurso na unidade,
por já estar próxima da aposentadoria. Ela trabalha juntamente com Adenilce M.
C. de Oliveira, Maria Angélica S. da Costa, Marichele P. de Souza e Rozilda S.
dos Santos. Fazem parte da equipe que auxilia a gestão, os professores, os
alunos e a família dentro das possibilidades de cada função.
2.5 Pessoal de apoio
Os(as) funcionários(as) Ana Paula R.
de Souza, Cândida Maria dos S. Brito (rede estadual), Dayane Araújo, Eliene F.
dos Santos (rede municipal), Edna S. de Carvalho, Joselito S. Batista, Manoel
M. da Silva, Márcia Cristina F. dos Santos, Maria Creuza dos Santos, Maria Lina
de S. Batista e Waracy A. dos S. S. Marins são componentes da equipe de apoio,
que trata do ambiente escolar, da biblioteca e da merenda nos três turnos.
Além dos acima mencionados, tem
também Alessandro de S. Santana, Jailson B. da Silva, Ubiracy A. de São Pedro e
José Wellington dos Santos, os seguranças contratados pela MAP, empresa
terceirizada. Eles cuidam do patrimônio físico e pessoal em tempo integral,
pois são dois durante o dia e dois durante a noite em regime de revezamento, ou
seja, dia sim, dia não.
3. ESTRUTURA FÍSICA
O CPMLFB é um colégio de zona urbana com:
16 salas de aula; laboratórios (Informática, Ciência e Nutrição); salas
especiais (vídeo, cultura, multifuncional, professor e coordenação);
secretaria; sala da direção; arquivo; conjunto de banheiros de professor e de
alunos – masculino e feminino – mais ou menos adequados (espaço da porta e dos
banheiros) para quem tem necessidades especiais; duas cozinhas; rádio escolar;
quadra de esporte, aguardando cobertura e alambrado; depósito; uma área livre
bastante extensa para circulação na hora do intervalo. Tudo isso e mais uma
extensa área com possibilidades de aproveitamento para fazer hortas ou outros
plantios, bem como ampliação do prédio. Na realidade, a escola está bem
conservada, pois se realiza manutenção constantemente. Também é oferecida a
merenda escolar todos os dias. Raramente falta água, o que acontece somente em
casos extremos, a exemplo de a bomba ter algum defeito ou faltar energia. Tem
tanque específico para a água de uso pessoal (fazer comida e beber; inclusive
os bebedouros e a torneira da cozinha possuem filtro) e um tanque no subsolo
para abastecer as descargas e pias dos banheiros. Há funcionários de apoio para
a limpeza diária. No início e no meio do ano – ou quando se faz necessária –,
faz-se uma grande faxina em todos os ambientes. Tem ventiladores em todas as
salas de aula, da coordenação e secretaria e ar-condicionado na sala dos
professores e da gestão. São salas amplas e com móveis adequados.
4. PROJETOS
A UE adota os projetos estruturantes vindos
da Secretaria de Educação como o Festival de Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), Produção Visuais
Estudantis (Prove), Tempo de Arte Literária (TAL), Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), Educação Patrimonial e Artística
(EPA), Dança Estudantil
(DANCE). Este último será trabalhado pela primeira vez neste ano, porque foi
oficializado em 2014 pela SEC.
Além
dos projetos acima, incluem-se os da própria escola que são: Folclore, Semana
de leitura, Consciência negra, Família na escola e o Aniversário do CPMLFB no
final de outubro, com as atividades de comemoração.
Dos
projetos estruturantes, desde o início, o único de maior destaque foi este a
seguir:
A Porta - Marcelino Filho (Vencedor do AVE 2008 no CPMLFB). Foto do próprio blog. |
O CPMLFB, portanto, busca uma educação de
qualidade para seus discentes, através de projetos sejam da SEC ou da própria
escola, bem como de atividades voltadas para os cursos profissionalizantes na
medida do possível, e sempre na tentativa de manter um ambiente adequado e com
recursos acessíveis.
Referências
CARTEADO, N. S.; LIMA, N. Poli- 40 anos de educação. 2011. Disponível em: <http://poli40anos.blogspot.com.br/2011/10/v-behaviorurldefaultvmlo.html.> Acesso em: 19 jun. 2015.
COLÉGIO POLIVALENTE MONSENHOR LUIZ
FERREIRA DE BRITO (CPMLFB). Projeto
Político-Pedagógico, 2009.
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