Elaborar
Novas Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Médio se faz necessária, em virtude das “ novas exigências
educacionais decorrentes da aceleração da produção de conhecimentos, da ampliação
do acesso às informações, da criação de novos meios de comunicação e as mudanças
de interesse dos jovens, sujeitos dessa etapa educacional.”
Nos dias atuais, os estudantes do
Colégio Polivalente procuram a escola visando ao mercado de trabalho (Educação Profissional)
ou à preparação para o ENEM e consequentemente, à Universidade. O aprendizado
dos conhecimentos escolares tem significados diferentes conforme a realidade do
estudante. Com o advento das Novas Tecnologias
em suas vidas, o estudante do Polivalente está inserido neste momento único da realidade
mundial e procura conquistar seu espaço.O nosso aluno sabe o que quer,como
percebemos no depoimento de Jean Mendes (terceiro ano A),só não sabe como consegui-lo.
Para responder a esses desafios, é
preciso a reorganização curricular e a formulação de diretrizes filosóficas e
sociológicas para essa etapa de ensino, oferecer profissionais capacitados e preparados para suprir as reais necessidades desses estudantes,além
de suporte financeiro para que as Instituições de Ensino possam fazer o seu
trabalho, a fim de que não continuemos no faz-de-conta .
Professora:
Almira dos Reis
Almira,você destacou as necessidades dos alunos dentro da Unidade Escolar. Observe que todas elas podem ser percebidas nos depoimentos dos alunos ( Jean,Gabriela,Emerson, Mônica). Está muito clara a angústia deles ao almejar uma preparação adequada para o ENEM e possibilidades concretas no mundo do trabalho e a escola não está preparada para garantir.Angélica Reis
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