segunda-feira, 29 de setembro de 2014



Elaborar Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio se faz necessária, em virtude das “ novas exigências educacionais decorrentes da aceleração da produção de conhecimentos, da ampliação do acesso às informações, da criação de novos meios de comunicação e as mudanças de interesse dos jovens, sujeitos dessa etapa educacional.”

       Nos dias atuais, os estudantes do Colégio Polivalente procuram a escola  visando  ao mercado de trabalho (Educação Profissional) ou à preparação para o ENEM e consequentemente, à Universidade. O aprendizado dos conhecimentos escolares tem significados diferentes conforme a realidade do estudante.  Com o advento das Novas Tecnologias em suas vidas, o estudante do Polivalente  está inserido neste momento único da realidade mundial e procura conquistar seu espaço.O nosso aluno sabe o que quer,como percebemos no depoimento de Jean Mendes (terceiro ano A),só não sabe como  consegui-lo.

       Para responder a esses desafios, é preciso a reorganização curricular e a formulação de diretrizes filosóficas e sociológicas para essa etapa de ensino, oferecer profissionais capacitados  e preparados para suprir  as reais necessidades desses estudantes,além de suporte financeiro para que as Instituições de Ensino possam fazer o seu trabalho, a fim de que não continuemos  no faz-de-conta  .

Professora: Almira dos Reis


Um comentário:

  1. Almira,você destacou as necessidades dos alunos dentro da Unidade Escolar. Observe que todas elas podem ser percebidas nos depoimentos dos alunos ( Jean,Gabriela,Emerson, Mônica). Está muito clara a angústia deles ao almejar uma preparação adequada para o ENEM e possibilidades concretas no mundo do trabalho e a escola não está preparada para garantir.Angélica Reis

    ResponderExcluir